top of page

_processo seletivo 2021.1

Foto do escritor: BARDI FAUDBARDI FAUD

_Lucas Rosa, Vanessa Yumi, Paola Filócomo, Giovanna Dias, Juliana Barão


_visão dos participantes


O processo seletivo 2021.1 para ingresso no grupo BARDI teve início em 29 de abril de 2021, sendo o primeiro da história da entidade. O tema sugerido para os participantes foi: “pandemia e os efeitos em nossas vidas”.

O processo como um todo foi sem dúvidas incrível, fugiu daquela ideia de competição e foi mais uma terapia, um desabafo em forma de arte. Desde a proposta, foi incentivado que não havia apenas uma forma “certa” de nos expressarmos, e sim várias - como colagens, textos, poesias, fotografias, desenhos - para tanto os membros já existentes na entidade quanto os que estavam no processo seletivo conseguissem identificar as áreas de interesse em que nos dividiríamos no BARDI. Essa abertura na escolha da maneira para expressão traz mais conforto e segurança sobre a mensagem que se quer passar, e permitiu que os participantes mostrassem o melhor de si.

Ademais, mesmo sendo um tema já relativamente saturado em diversos aspectos, não deixa de ser relevante na atualidade e foi um assunto provocante para o qual não existe uma resposta clara, um simples fato. Por isso, foi instigada a criatividade dos alunes, que conseguiram diversificar esse tema possivelmente maçante graças à introdução da arte como forma de expressão para o processo. Isso fez com que os resultados ficassem excelentes, nas inúmeras interpretações sobre a pandemia, questionamentos, provocações e emoções diferentes, todas com um aspecto muito pessoal e único. Os meios encontrados pelos novos participantes de trazer à tona seus sentimentos sobre a situação atual e demonstrar seus talentos ao grupo foram essenciais para conhecermos uns aos outros mesmo que à distância, e entender as motivações e inspirações de cada um.

​ O prazo determinado para a submissão dos resultados foi dia 5 de maio de 2021 - tendo sido disponibilizados 6 dias para a realização do trabalho a ser entregue. Esse tempo foi mais do que o suficiente para os participantes conseguirem fazer e enviar as produções para a entidade.

​ Após a entrega dos trabalhos, os membros que já eram da entidade criaram uma reunião de recepção para os participantes do processo seletivo. Foi pedido que se apresentassem e respondessem à questão norteadora “Por que BARDI?”, como uma forma de explicar os motivos pelo qual gostariam de entrar para entidade, qual a razão de quererem participar do periódico e em que aspecto acreditariam poder contribuir para essa construção coletiva. As respostas foram impressionantes, e todas voltadas ao interesse de participar de um periódico, espalhar arquitetura para fora da academia de uma forma com que a sociedade possa entender sobre o assunto. O BARDI representa uma extensão do diálogo entre alunos e sociedade - o qual deve ser ampliado por ser uma das diversas formas de representatividade estudantil e voz ativa. A entidade reforça esses aspectos e transferiu isso ao processo seletivo através de buscar a expressão de quem tem algo para compartilhar.

Pode se dizer que esse processo seletivo foi um enorme aprendizado tanto para os participantes quanto para os membros já existentes dentro do BARDI, pois todos estão com sede de conhecimento e vontade de fazê-lo crescer, ser reconhecido nacionalmente e, por quê não, internacionalmente.


_visão dos proponentes


Desde o princípio da concepção do jornal, sabíamos que seria necessário recrutar ajuda. Construímos a primeira edição entre 14 participantes, cada um contribuindo com as habilidades que tivesse, todes sem muita certeza do futuro que o projeto levaria. Foi um momento de inspiração que, apoiado por insanidades em comum entre amigos, permitiu o surgimento dessa maravilhosa entidade em construção.

Lançada a edição 00, decidimos que era o momento perfeito para buscarmos novas mentes. Precisávamos crescer, tanto para democratizar o grupo como representante do corpo discente, quanto para que pudéssemos continuar publicando e desenvolvendo nossos projetos (como criação de um site, manutenção de contas nas redes sociais e produção de conteúdo com cada vez mais qualidade).

​ Propusemos que fossem enviadas produções artísticas de qualquer tipo que interessasse ao inscrite – pinturas, colagens, montagens virtuais, fotografias, textos, realmente o que o coração mandasse. A questão norteadora sobre a qual concordamos para o processo foi a pandemia e as percepções pessoais sobre ela. Gostaríamos de avaliar habilidades, mas muito além disso, queríamos conhecer nossos novos integrantes. Ao fim do prazo proposto, ficamos surpresos com a quantidade de envios – maior do que o número de participantes que tínhamos até então. Entramos em reunião para discutir o que achamos das submissões e ficamos apaixonados pela criatividade e expressão trazidas, em muitos casos excedendo todas as expectativas. No dia seguinte, combinamos dois horários de reunião para que recebêssemos os recém-chegados. Pedimos que se apresentassem e respondessem “Por que BARDI?” para entendermos o que motiva cada um, o que fez com que decidissem participar e como poderiam colaborar com a nova dinâmica sendo construída. Foi estimulante ver o brilho nos olhos de cada um que falava, e encheu-nos de esperança pela continuidade do projeto. Esperamos poder promover processos seletivos a cada semestre e crescer como grupo para desenvolvermos novos projetos instigantes para e com a comunidade.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo_Bardi_.jpg

Obrigado pelo envio!

_inscreva-se para ser notificado das publicações

bottom of page