top of page

Exposição “Lelé: um projeto de Brasil” é aberta à visitação

Foto do escritor: BARDI FAUDBARDI FAUD

_Mariana Menegon


João da Gama Filgueiras Lima (1932-2014), mais conhecido como Lelé, ficou conhecido por sua vasta experimentação com o uso de elementos pré-fabricados na arquitetura, que teve início logo no começo de sua vida profissional, a partir da montagem de alojamentos para operários durante a construção de Brasília, e permeou toda sua obra em uma indissociabilidade entre projeto e construção. Além disso, questões relacionadas ao diálogo com a natureza, como a topografia, o clima e os ventos, sempre foram de grande importância para Lelé e fizeram parte de seu processo de projetar.


Cartaz na entrada da Escola da Cidade que anuncia a exposição

(Acervo pessoal)


Como parte das comemorações de 20 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade, e no ano em que o arquiteto completaria 90 anos, a exposição “Lelé: um Projeto de Brasil” chega a Galeria da Cidade, em uma colaboração entre a Associação Escola da Cidade e o Museu da Casa Brasileira. Aberta à visitação de 12 de fevereiro a 20 de maio deste ano, a mostra já se inicia do lado de fora da galeria com uma linha do tempo de 15 metros virada para a rua e que apresenta a cronologia das obras de Lelé, incluindo projetos não publicados.


Já dentro da galeria - com a curadoria da arquiteta e professora Anália Amorim e do arquiteto e professor Valdemir Rosa - painéis, maquetes e vídeos mostram a genialidade de Lelé a partir de três frentes em que atuou com dedicação: os hospitais, os tribunais e as passarelas. Didáticos, os painéis explicam algumas das decisões de projeto das diferentes construções expostas. A exposição também conta com uma área para aqueles que querem conhecer mais a figura do arquiteto, onde podem assistir a diversos relatos de profissionais sobre Lelé, além de vídeos sobre o arquiteto.


A exposição vale a pena para qualquer pessoa que busca conhecer mais sobre Lelé e sua vasta obra, concebida em quase 60 anos de carreira. “Lelé: um Projeto de Brasil” mergulha nas principais questões trabalhadas pelo arquiteto e, desde seu título, nos leva a reflexão quanto ao projeto de país - ou a falta de um - presente no Brasil a partir da descontinuidade de projetos políticos que chegaram a afetar a trajetória profissional do arquiteto.


Uma das diferentes maquetes expostas, sendo esta uma representação em 1:25 de um dos lanternins, solução de ventilação e iluminação, projetado por Lelé

(Acervo pessoal)


Alguns dos painéis com fotos, croquis e desenhos que fazem parte da exposição, além da maquete da cobertura do espaço de creche do Centro de Reabilitação Lago Norte, em Brasília, projetado por Lelé, ao fundo

(Acervo pessoal)


Não perca a chance de visitar a exposição! Aberta de 12/02 a 20/05 de 2022 (de segunda à sexta das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados das 10h às 17h), na Galeria da Cidade (Rua General Jardim, 65, Centro, São Paulo - SP) a entrada é gratuita e o uso de máscaras obrigatório.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo_Bardi_.jpg

Obrigado pelo envio!

_inscreva-se para ser notificado das publicações

bottom of page