_Beatriz Rolim
Na última quinta-feira (17), o Governador de São Paulo, João Doria, retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, com exceção de transportes públicos e seus respectivos acessos, carros de aplicativo, táxis e ambientes de serviço de saúde, tornando opcional o uso nos demais lugares. A medida já havia sido encerrada para lugares abertos no dia 9 de março.
João Doria reitera que tomou a decisão acompanhado do Comitê Científico após analisarem a situação de melhora constante no número de casos, internações e mortes devido ao COVID-19, levando em consideração, principalmente, a taxa de vacinação da população, que compreende a 90% com dose duplas do imunizante, e os indicadores dos 14 dias posteriores ao feriado do Carnaval.
Destaca-se, ainda, que a flexibilização do uso de máscaras continua sendo importante, principalmente em ambientes com aglomeração e pouca ventilação, em especial quando a imunidade do indivíduo está mais baixa.
A obrigatoriedade no estado, iniciada em 7 de maio de 2020 em todo o estado (mesmo após o primeiro caso ter sido registrado em 26 de fevereiro de 2020), ainda é seguida por muitos paulistas que afirmam se sentir mais seguros usando as máscaras.

Disponível em: noticias.r7.com/sao-paulo/estado-de-sp-deve-anunciar-fim-da-obrigatoriedade-de-mascara-ao-ar-livre-09032022
Será que São Paulo está preparado para “conviver com o vírus”?
Comments