_Beatriz Rolim
São Paulo é a cidade mais urbanizada do Brasil, caracterizando-se também pela perfeita mistura da cultura de 50 países com a própria cultura brasileira advinda de todos os estados. Todo o seu dinamismo e pluralidade é perceptível nas tradições dos paulistanos, que concedem a todos os presentes na cidade um vasto cardápio de restaurantes típicos e até inúmeras possibilidades de novos sabores, tornando a cidade, hoje, o principal polo gastronômico do país.

Festa do Imigrante no Museu da Imigração, em São Paulo
disponível em: viajantesemfim.com.br
Desde a chegada dos imigrantes na cidade, da zona norte à zona sul, de Itaquera à Lapa, essa multicultura é refletida, criando identidade, significado e valores. A gastronomia é a voz desse povo, que influencia muito além do estômago e atribui direcionamento para o desenvolvimento de alguns bairros que hoje ressignificam e valorizam a memória local, como a Mooca, Bixiga, Vila Madalena e Liberdade.

Liberdade, São Paulo
disponível em: transportal.com.br
Neste ponto, a gastronomia se funde com a arquitetura, considerando que ambas são formas de estimular interação social. Fazer comida e fazer arquitetura são ações realizadas pelo indivíduo, para o indivíduo e que formam o estilo de vida da sociedade, bem como atribuem identidade à cidade.
Cozinhar é transmitir cultura, construir é transmitir história e ambas práticas geram experiência, vivências e sensações. Para isso, em um restaurante, por exemplo, é preciso funcionalidade, compatibilização de iluminação, acústica, design, ergonomia e ambientação, mas arquitetura gastronômica é papo para um outro artigo…
Gastronomia é arte e ato político tanto quanto arquitetura. Que lutemos sempre por comida no prato e teto para todos, seja em São Paulo ou qualquer lugar do mundo!
Ler esse artigo te deu fome também?
Vai aí dicas de cinco restaurantes com boa arquitetura e, é claro, boa culinária:
Famiglia Mancini (Cozinha italiana - Bela Vista)
Arturito (Cozinha mediterrânea - Pinheiros)
The coffee (Café - Diversas unidades pela cidade)
Bullguer (Hambúrguer - Diversas unidades pela cidade)
Balaio IMS (Cozinha brasileira - Bela Vista)
Comments