top of page

Intervenções artísticas urbanas: a arte que transforma os espaços públicos nas cidades

Foto do escritor: BARDI FAUDBARDI FAUD

_Vanessa Yumi


Sendo postos em segundo plano, os espaços públicos aos poucos vão se tornando distantes das pessoas, do pertencer à cidade e inacessíveis até o ponto em que se avista o descuido da infraestrutura urbana. Assim, ruas, praças e calçadas começam a não terem mais caráter da apropriação, mas predominantemente de passagens, vazias. A sensação de insegurança, desconforto e medo se propagam, afastando o direito coletivo a qual pertence aos cidadãos: o livre caminhar.


Como alternativa para a transformação desses espaços surgiu a chamada intervenção artística urbana – a arte urbana que tem como objetivo o transmitir mensagens e inquietações que estão usualmente conectadas ao cotidiano; provoca questionamentos e reflexões para aqueles que circulam nos espaços públicos para promover o diálogo à população de modo acessível, é comovente e inspiradora. Além disso, é conhecida por ser efêmera, por possuir a capacidade de mexer com as emoções e percepções, o de despertar a curiosidade e o de envolver comunidades pela construção coletiva da obra.


Um exemplo é a construção do mosaico pelo projeto Favela Painting, criado pelos artistas holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn em conjunto à comunidade da Vila Cruzeiro do Rio de Janeiro, que revitalizaram um espaço (pedaço por pedaço), formando um rio de carpas de estilo japonês ao longo da escadaria. Saiba mais em: favelapainting.com/FAVELA-MOSAICO-FP





Um outro exemplo, é o festival da Virada Sustentável a qual promoveu cerca de 400 intervenções artísticas até 22 de setembro deste ano em São Paulo, envolvendo artistas de diversas partes do Brasil. Essa, visa expandir a importância da sustentabilidade com a indispensável participação coletiva para as transformações entre a sociedade, o meio ambiente e o urbano.


A obra Rios Descobertos em frente a ciclovia do Rio Pinheiros é um convite para observar as mudanças por meio de imagens das margens no passado e como se apresentam hoje em dia.




A obra Eggcident do holandês Henk Hofstra sobre ovos gigantes fritando no asfalto no Largo da Batata convidando a reflexão sobre as mudanças climáticas. Veja mais em: https://www.viradasustentavel.org.br/intervencoes-artisticas




Desse modo, independentemente do tamanho da intervenção, possuem o poder de transformar desde espaços até a vida cotidiana urbana àqueles que circulam e/ou residem na região, assim trazendo vivacidade e conforto ao caminhar. Por isso, a participação da população como parte da arte é indispensável, fortalecendo gradativamente o diálogo entre a cidade e a sociedade.

Elas são, portanto, muito mais que meras intervenções artísticas, essas potencializam lugares para se viver a cidade plenamente.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Logo_Bardi_.jpg

Obrigado pelo envio!

_inscreva-se para ser notificado das publicações

bottom of page