_Gabriela Seloto
“Moda é arquitetura, é só uma questão de proporção” – Coco Chanel
Arquitetura e Moda: Duas formas de expressão artística que se baseiam nas relações humanas. Vestir e habitar são necessidades básicas que deveriam ser de acesso a todos. A arquitetura possui influência na moda de forma que o entorno e cultura de um local influenciam no modo de vestir, principalmente por elementos da natureza e pela memória trazida por uma edificação em um local.
Durante processos de criação e produção de peças, o ato de percorrer ruas da cidade em busca de inspiração, caminhando por entre lugares do cotidiano, e extrair deles elementos que possam ser utilizados no processo criativo determina de que modo o ato de vestir está coligado com a sociedade. Como exemplo, Yves Saint Laurent utilizou princípios da Bauhaus. Isso ficou evidente em peças de formas puras e linhas retas.

Yves Saint Laurent - The Stijl Collection, 1966.
O estilo de vida que estabelecia semelhanças entre vestimentas e os ambientes convividos pelas pessoas foi se tornando cada vez mais comum, expressando personalidade e mostrando a quais grupos elas pertenciam. Dessa forma, convergindo em suas individualidades, a arquitetura e a moda possuem a mesma expressão de discurso, a respeito de proteção e abrigo do corpo e do habitar.
Ainda, estilistas como Rauph Lauren determinavam ambientes que compuseram a relação entre arquitetura de interiores e moda, o que se tornou comum posteriormente, demonstrando como a relação entre moda e arquitetura existe e é implícita em toda a nossa sociedade. Ao reforçar a busca pelo novo, a arquitetura, por sua vez, busca a fluidez da moda para o projeto de espaços mais orgânicos e igualmente funcionais. Como exemplo, temos o projeto de Rem Koolhaas para a primeira sede da Prada, em Nova York.

Prada Epicenter New York - Rem Koolhaas, OMA
Disponível em: arquitecturaviva.com/works/prada-epicenter-10
Renovando-se constantemente, ambas estão em eterno dinamismo criativo apesar de diferenças entre escalas e necessidades. Enquanto o objetivo de uma é proteger o corpo aliado à estética, a outra determina o modo de habitar os espaços alinhados à arte.
Комментарии