top of page

Santos e Artacho

Foto do escritor: BARDI FAUDBARDI FAUD

_Matheus Lopes


Santos não é uma cidade que se destaca por sua arquitetura, são poucas construções que se sobressaem em qualidade e, muitas vezes, são esquecidas pelas favoritas dos turistas, os prédios tortos. Entretanto, existem 2 prédios fora do comum, o Edifício Enseada e o Edifício Parque Verde Mar do não-arquiteto Artacho Jurado.


Visão da cobertura do Edifício Parque Verde Mar para a Orla de Santos


Visão da cobertura do Edifício Enseada


Os seus prédios foram fortemente criticados pela comunidade arquitetônica da época que não aceitava o seu estilo, pois ia contra os preceitos do moderno e por ser idealizada e construída por alguém que não era formado na área. Entretanto, isso não foi empecilho para Artacho seguir construindo seus maravilhosos edifícios que marcam São Paulo e, em especial, Santos.


Suas duas construções na Baixada Santista foram construídas em um momento de pujança econômica da Grande São Paulo que favoreceu o porto santista e a inauguração da Via Anchieta, permitindo uma locomoção mais rápida dos paulistanos ao litoral. Na época, a paisagem de Santos era completamente diferente da atual. O que agora é tomado por edifícios altos em toda a sua orla nada mais era do que grandes terrenos vazios que iniciavam um processo de urbanização.


A sua primeira obra foi o Edifício Parque Verde Mar, no bairro do Boqueirão, destinada para a classe alta da sociedade paulistana que desejava uma moradia luxuosa de frente para a praia. Sua construção seguiu o estilo e o conceito já desenvolvido por ele em outras construções em São Paulo - como o Edifício Piauí e o Edifício Bretagne - “nos princípios do conforto” com instalações que permitissem o lazer entre seus moradores, como sala de leitura e carteado; salão de festas e playgrounds, sempre de forma luxuosa. Certamente, é icônico na história da cidade, as suas cores da fachada chamam a atenção aos olhos de quem caminha no jardim da orla, sua marquise influenciou o paisagismo da praia, especialmente a praça em frente ao prédio que claramente teve como inspiração seus formatos curvilíneos e amebóides.


Edifício Parque Verde Mar visto do Jardim da Orla

(Acervo pessoal)


Logo depois, Artacho constrói o Edifício Enseada, localizado na Ponta da Praia, desta vez voltado para a classe média, com plantas de sala-quarto na frente e kitnetes ao lado, mas ainda seguindo seu estilo de cores, fachada ampla e foco nos ambientes de convivência. Ele é um pouco mais contido em relação a suas cores, mas ainda mantém elemento central no trabalho de Artacho, suas decorações extravagantes, misturando diversos elementos e formas para compor os espaços.


Edifício Enseada visto do calçadão da Ponta da Praia

(Acervo pessoal)


Independente de ser ou não arquiteto de formação, é inegável sua contribuição para a história da arquitetura brasileira, com um estilo único, rebelde e transgressor servindo a classe média ascendente e a elite com uma boa arquitetura inspirada em grandes mestres como Oscar Niemeyer, Frank Lloyd Wright e Gaudí com seu jeito especial e alegre de projetar.


Edifício Parque Verde Mar visto de cima


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Logo_Bardi_.jpg

Obrigado pelo envio!

_inscreva-se para ser notificado das publicações

bottom of page